Projeto: As TICs como Instrumentos Mediadores no Ensino de Educação Ambiental

III. OBJETIVOS

III. I - GERAL


Utilizar as mídias como instrumentos mediadores para desenvolver atitudes e comportamentos responsáveis em relação à Educação Ambiental.

III. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·                  Conscientizar professores e alunos sobre a importância da Educação Ambiental;
·                  Apresentar as mídias (TV, rádio, internet, livros, revistas e jornais) nas atividades do projeto;
·                  Destacar os valores educativos, éticos, e sócio-culturais em relação ao meio ambiente;
·                  Acessar a internet para pesquisas;
·                  Comunicar, questionar, interagir com colegas, professores e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e autodisciplina são vitais;
·                  Desenvolver atitudes de preservação e conservação entre os alunos, por meio das TICs (televisão, rádio, internet, livros, revistas, etc.);
·                  Observar as conseqüências na natureza, causada pela ação antrópica do homem;
·                  Conhecer algumas ferramentas do aplicativo Power Point e elaborar apresentações em slides como registros pessoais das aulas.

IV.   METODOLOGIA


·        Este projeto foi iniciado com um profundo levantamento bibliográfico, sobre a questão das mídias como instrumentos mediadores da Educação Ambiental;
·        O projeto será desenvolvido na Escola Especializada Mundo Feliz - Associação Pestalozzi de Aquidauana-MS, com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), período vespertino;
·         As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Informática e sala de vídeo da Escola Especializada Mundo Feliz- Associação Pestalozzi de Aquidauana-MS;
·        Apresentar os conteúdos a serem trabalhados por meio de vídeos, fotos, filmes, músicas, pesquisas entre outros, utilizando a TV, rádio, computadores, livros, revistas ou jornais;
·        Visita extra-escola para pesquisa de campo, onde os alunos irão observar e registrar algumas conseqüências causadas pela ação antrópica do homem;    
·        Locais para possíveis visitas: Parque Lagoa Comprida, Rua Joaquim Nabuco (atrás do quartel), Rua Roberto Scaff, Piscina do Poliesportivo de Aquidauana-MS, Aeroporto desativado de Aquidauana-MS.
·        Visualizar o funcionamento da Associação de Reciclagem: ASSEPAR, localizada no Bairro Santa Terezinha, cidade de Aquidauana-MS;
·        Exposição oral, como roda de conversas e debates dos assuntos estudados em questão;
·        Panfletar com os alunos em uma quadra determinada pela coordenação no Bairro da Serraria, cidade de Aquidauana-MS;
·        Os alunos lerão, interpretarão e produzirão textos para serem expostos em cartazes, ilustrados e coloridos, farão recortes e colagens;
·        Os alunos registrarão as suas próprias aulas e trabalhos;
·        Exposição dos trabalhos em uma data pré-determinada pela coordenação pedagógica.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  •       Link da Webquest com atividades para os alunos acessarem:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5106&id_pagina=1   


VII. CRONOGRAMA


Jun
Jul
Agos
Set
Out
Nov
Dez
Leituras Bibliográficas







Filme







Visita in loco







Vídeos







Pesquisa (Internet)







Músicas







Debates







Cartazes







Panfletagens







Slides







Exposição do Projeto







Relatório Final