III. OBJETIVOS
III. I - GERAL
Utilizar as mídias como instrumentos mediadores para desenvolver atitudes e comportamentos responsáveis em relação à Educação Ambiental.
III. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conscientizar professores e alunos sobre a importância da Educação Ambiental;
· Apresentar as mídias (TV, rádio, internet, livros, revistas e jornais) nas atividades do projeto;
· Destacar os valores educativos, éticos, e sócio-culturais em relação ao meio ambiente;
· Acessar a internet para pesquisas;
· Comunicar, questionar, interagir com colegas, professores e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e autodisciplina são vitais;
· Desenvolver atitudes de preservação e conservação entre os alunos, por meio das TICs (televisão, rádio, internet, livros, revistas, etc.);
· Observar as conseqüências na natureza, causada pela ação antrópica do homem;
· Conhecer algumas ferramentas do aplicativo Power Point e elaborar apresentações em slides como registros pessoais das aulas.
IV. METODOLOGIA
· Este projeto foi iniciado com um profundo levantamento bibliográfico, sobre a questão das mídias como instrumentos mediadores da Educação Ambiental;
· O projeto será desenvolvido na Escola Especializada Mundo Feliz - Associação Pestalozzi de Aquidauana-MS, com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), período vespertino;
· As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Informática e sala de vídeo da Escola Especializada Mundo Feliz- Associação Pestalozzi de Aquidauana-MS;
· Apresentar os conteúdos a serem trabalhados por meio de vídeos, fotos, filmes, músicas, pesquisas entre outros, utilizando a TV, rádio, computadores, livros, revistas ou jornais;
· Visita extra-escola para pesquisa de campo, onde os alunos irão observar e registrar algumas conseqüências causadas pela ação antrópica do homem;
· Locais para possíveis visitas: Parque Lagoa Comprida, Rua Joaquim Nabuco (atrás do quartel), Rua Roberto Scaff, Piscina do Poliesportivo de Aquidauana-MS, Aeroporto desativado de Aquidauana-MS.
· Visualizar o funcionamento da Associação de Reciclagem: ASSEPAR, localizada no Bairro Santa Terezinha, cidade de Aquidauana-MS;
· Exposição oral, como roda de conversas e debates dos assuntos estudados em questão;
· Panfletar com os alunos em uma quadra determinada pela coordenação no Bairro da Serraria, cidade de Aquidauana-MS;
· Os alunos lerão, interpretarão e produzirão textos para serem expostos em cartazes, ilustrados e coloridos, farão recortes e colagens;
· Os alunos registrarão as suas próprias aulas e trabalhos;
· Exposição dos trabalhos em uma data pré-determinada pela coordenação pedagógica.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5106&id_pagina=1 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Link da Webquest com atividades para os alunos acessarem:
- Link do flog para visualizar as fotos de algumas atividades do projeto: http://www.flogao.com.br/veruskarf
VII. CRONOGRAMA
Jun | Jul | Agos | Set | Out | Nov | Dez | |
Leituras Bibliográficas | |||||||
Filme | |||||||
Visita in loco | |||||||
Vídeos | |||||||
Pesquisa (Internet) | |||||||
Músicas | |||||||
Debates | |||||||
Cartazes | |||||||
Panfletagens | |||||||
Slides | |||||||
Exposição do Projeto | |||||||
Relatório Final |